30/03/2020 iGUi Ecologia 0Comment

A orientação da quarentena devido ao Covid-19 é ficar em casa e isso inclui os carros e ônibus também nas garagens, causando uma diminuição da emissão de poluentes atmosféricos. Desta maneira, a qualidade do ar também melhora e, consequentemente, respiramos melhor.

A Nasa mostrou, por imagens, a diferença das emissões de gases poluentes na China, principalmente o dióxido de nitrogênio (NO2), em janeiro e fevereiro, quando as pessoas estavam em casa. Na Itália, inúmeras imagens dos canais de Veneza mostraram águas cristalinas, pois não há barcos transitando na região.

Infelizmente, sabemos que ao final dessa pandemia, tudo vai voltar aos níveis prejudiciais para a natureza, pois os carros e ônibus voltarão para as ruas, as indústrias voltaram no ritmo normal de suas atividades, teremos novamente o efeito estufa e as mudanças climáticas.

Mas, o que tiramos dessa quarentena em relação a natureza? O que podemos fazer em nosso dia a dia para melhorar a qualidade do ar? Para se ter uma praia ou um rio mais limpo? Além disso, o que podemos cobrar dos nossos governantes? Saneamento básico e condições melhores de moradias? Estamos passando por um momento de reflexão e que podemos aprender muito para que não tenhamos que enfrentar uma nova quarentena.