01/03/2022 iGUi Ecologia 0Comment

Infelizmente devido a caça ilegal e captura acidental em redes de pesca muito filhotes de peixe-boi acabam se tornando órfãos e precisam de ajuda para poderem sobreviver.

Segundo a Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (AMPA), esses animais chegam a maturidade sexual em pelo menos seis anos, quando os indivíduos atingem aproximadamente dois metros de comprimento.

A maioria dos nascimentos ocorrem no início do período da cheia, no qual é encontrado a maior fartura de alimentos. A gestação dura 12 meses e é gerado um filhote, que ficará com sua mãe durante 2 anos.

Coleta de leite. foto Anselmo Fonseca

Mas não é simples receber os filhotes para atendimento, se você imagina que somente dar leite ninho já é suficiente e que eles vão crescer super bem, você está enganado!

Para se chegar no leite ideal várias pesquisas foram realizadas durante 8 anos, muitas tentativas deram erradas, até que uma fórmula deu resultado!

Após esse período de lactação, outra etapa deve ser vencida… fazer o filhote aprender a se alimentar sozinho… Deste modo, o retorno desses animais para a natureza pode levar anos, um ponto preocupante para esses animais ameaçado de extinção.

Quando fomos visitar esses animais encontramos vários filhotes lactantes e aprendemos a fornecer o alimento a eles! Além disso, existem outros animais que estão aguardando o período correto para retornar ao ambiente natural!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *