29/01/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Organizado pelo Instituto de Materiais, Minerais e Mineração e pela Worshipful Company of Horners, e patrocinado pela empresa de polímeros de alta tecnologia, Covestro, o concurso 2020 Design Innovation in Plastics (DIP) tentou resolver um dos problemas mais urgentes da era urbana moderna. O DIP desafiou os alunos a apresentarem um produto totalmente novo sobre o tema da vida urbana, que aprimoraria vida em um ambiente urbano, para uso em apartamentos ou durante trajetos.

Kristen Tapping, uma estudante da London South Bank University, em Londres, foi a vencedora! Ela criou uma roda de bicicleta com filtros de poluição que usa o movimento para purificar ativamente o ar.

Ela foi batizada de ROLLOE (Roll off emissões) e, com energia zero, exceto a pedalada do ciclista, tem como objetivo enfrentar um dos problemas mais urgentes da era urbana moderna: a poluição!

O ROLLOE foi projetado para caber na frente de um quadro de bicicleta padrão e apresenta filtros preliminares de carvão ativado e HEPA (ar particulado de alta eficiência, também conhecido como absorção de partículas de alta eficiência e retenção de partículas de alta eficiência, é um padrão de eficiência de filtro de ar).

O ar sujo entra pela abertura cilíndrica interna, é empurrado através do conjunto de filtros usando a força centrífuga e então expelido para fora do perímetro externo. O recomendado é a troca do filtro uma vez por semana, ou cada 250 km. O ROLLOE foi idealizado primeiro para projetos de compartilhamento de bicicletas, mas também pode ser para uso pessoal.

Quem sabe essa ideia não chega por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *