01/02/2021 iGUi Ecologia 0Comment

O Gavião-carrapateiro (Milvago chimachima) é uma ave da família dos falcões e também faz parte das aves residentes aqui da região dos Lagos, no RJ.

Eles possuem em média entre 36 e 45 cm de comprimento e envergadura de asa de 74 cm, ou seja, se as duas asas estiverem abertas a medição é realizada de ponta a ponta. O peso pode variar de acordo com o sexo do indivíduo: 277 a 335 (machos) e 307 a 364 (fêmeas).

Os filhotes e juvenis são diferentes dos adultos, sendo que o pescoço e cabeça são marcados por estrias brancas, parecido com carijó.

Ele ocorre em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. E na América do Sul há registros em países como Uruguai e Argentina.

A curiosidade vem do seu nome, carrapateiro, pois tem como alimento principal parasitas de bovinos e equinos, como os carrapatos! No ambiente selvagem ele preda parasitas de anta, capivara e veados. Quando não há esse alimento ele alimenta-se de cupins, carniça e filhotes de aves em ninhos.

Dizem os cientistas que essa espécie é uma das poucas que se beneficiam dos desmatamentos para a formação dos pastos e criação de grandes rebanhos, pois encontra nesses ambientes uma grande quantidade de carrapatos.

Semana passada o centro de reabilitação recebeu esse exemplar juvenil para tratamento. O animal apresenta melhora a cada dia, sendo que a soltura poderá ser realizada em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *