31/01/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Aves Nativas: Pica Pau da Cabeça Amarela Não sei se alguém já reparou, mas os pardais estão cada vez mais raros nas cidades e isso é uma mudança na biodiversidade, pois outras espécies, como o Pica-Pau-da-Cabeça-Amarela (Celeus flavescens), a Pomba-Asa-Branca (Patagioenas picazuro) e o rapinante Carcará (Caracara plancus) estão surgindo com mais destaque.

Aves Nativas: CarcaráSegundo um inventário da fauna silvestre no município de São Paulo elaborado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), 506 espécies habitam a metrópole, o que representa 63% das aves encontradas em todo o Estado e 26% do Brasil, sendo que 31, das 116 aves endêmicas da mata atlântica, estão ameaçadas de extinção.

Esse número é incrível, pois São Paulo tem mais espécies de aves que Chile ou Portugal, sendo a terceira capital brasileira com mais espécies registradas, vindo atrás de Porto Velho e Manaus.

Mas como explicar isso? Segundo pesquisadores São Paulo possui dois corredores verdes que passam pela cidade: as serras da Cantareira, ao norte, e a do Mar, ao sul, além dos mais de cem parques urbanos espalhados por seu território. Além disso, bairros arborizados, como por exemplo o Butantã, são chamativos para as aves. Aves Nativas: sabiás laranjeira

Quem nunca colocou uma banana ou um mamão para os sabiás-laranjeira (Turdus rufiventris) e bem-te-vis (Pitangus sulphuratus)? Além disso, a cidade possui muitos tipos diferentes de plantas frutíferas, além de vegetação que propicia de ampla variedade de insetos, fazendo com que as espécies de aves não tenham dificuldades em encontrar alimentos. Outro fator que contribui para o aumento das aves é o fato de ter pouco predadores quando comparados aos ambientes naturais…

Aves Nativas: periquito ricoO melhor de tudo é a notícia que a maioria das espécies são nativas, com menos de 2% de animais exóticos (não pertencem a fauna brasileira, como por exemplo: o pardal (Passer domesticus), o bico-de-lacre (Estrilda astrild) e o pombo-doméstico (Columba livia)). Além disso, as aves migratórias também estão presentes como o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus), a tesourinha (Tyrannus savana), a peitica (Empidonomus varius) e o suiriri (Tyrannus melancholicus). Aves Nativas

Pegue 5 minutos do seu tempo e aprecie pelo menos quatro espécies nativas, que podem ser observadas por qualquer pessoa em qualquer parte da cidade: sabiá-laranjeira, bem-te-vi, periquito-rico (Brotogeris tirica), e sanhaço-cinzento. Hoje em dia passamos mais tempo no celular do que apreciando a natureza ao nosso redor! Desligue-se…