24/01/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Quando alguém fala em cachoeira logo pensamos em uma queda de água linda e a temperatura da água gelada…. pois bem vou apresentar uma cachoeira um pouco diferente, ao invés de água, o que cai é areia!

A cachoeira de areia é um termo aplicado a uma variedade de formas de transporte de sedimentos leves e é impulsionado pelo vento, correntes de água e forças gravitacionais.

Elas podem ser encontradas em condições secas, desérticas e submarinas. A areia cai verticalmente ou cai em cascatas em encostas duras. O processo foi descrito pelos pesquisadores Brian Turner e Issa Makhlouf como “fluxos de areia secos em cascata na face da escarpa, onde a concentração de grãos diminui drasticamente e o componente de fluxo de tensão excede em muito o componente colisional”

Quedas de areia são encontradas geralmente em desfiladeiros de arenito, como o Antelope Canyon, no Arizona. Um processo semelhante ocorre em ambientes submarinos impulsionados pelas correntes e pela gravidade da água. Quedas de areia em larga escala ocorrem na ponta sul da ilha das Maurícios, onde fortes correntes oceânicas movem areia da plataforma costeira alta sobre a borda e para as profundezas abissais. As quedas de areia no submarino San Lucas Canyon, perto de Cabo San Lucas, na Baja California no México, foram mergulhadas por Jacques Cousteau.