28/05/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Sim, também relembrei todos os meus conhecimentos básicos sobre botânica e não me lembro de ter estudado um animal que faz fotossíntese, mas a ciência evolui sempre e com elas temos novas descobertas!!!

A Elysia chlorotica é uma lesma-do-mar de coloração esverdeada, que é encontrada na costa leste dos Estados Unidos e Canadá. Estudos científicos revelaram que esse molusco marinho desenvolveu uma capacidade química de fabricar clorofila. A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos (organela presente nas células) das plantas, que absorve luz. Já os cloroplastos transformam a luz em moléculas orgânicas.

Essas lesmas marinhas são especialistas em roubar coisas de outros organismos, incluindo cloroplastos de algas para incorporá-los em suas células digestivas. Deste modo, elas possuem uma parte especial da célula onde armazenam esses cloroplastos, e como os cloroplastos não têm ideia de onde estão, pois são organelas que vivem dentro de uma célula, não pensam, mas continuam a fazer fotossíntese…

Tudo isso foi descoberto graças a um equipamento radioativo que comprova a produção dos pigmentos fotossintéticos de forma autônoma! Portanto essa lesma é capaz de produzir sua própria fonte de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *