29/03/2019 iGUi Ecologia 0Comment

A espuma do mar flutuando no oceano ou empilhada até a altura do joelho na praia pode parecer um lixo despejado de uma fábrica de produtos químicos, mas na maioria das vezes a espuma do mar não é prejudicial aos seres humanos e é frequentemente uma indicação de um ecossistema oceânico produtivo. Espumas produzidas naturalmente são geralmente um sinal de um oceano saudável e abrigam uma comunidade diversificada de micróbios e pequenos animais, muitos dos quais dependem das massas de bolhas para sobreviver e se reproduzir:

Algas – Quando há pouca luminosidade e os nutrientes são abundantes, algas microscópicas, como diatomáceas e dinoflagelados, podem se reproduzir rapidamente, formando enormes proliferações de células que liberam compostos semelhantes a detergentes (chamados surfactantes) à medida que crescem e morrem. As ondas lançam o ar na água carregada de surfactante, transformando-o em espuma. Os ventos terrestres podem então encher as praias com pilhas da espuma cheia de algas. Algas na espuma do mar

Fungos – Onde há madeira molhada, há uma refeição para fungos. Algumas espécies de fungos se instalam em madeira flutuante e fixam estruturas microscópicas em pedaços da casca. Esporos liberados são levados para o mar, onde ficam presos em bolhas e, eventualmente, voltam para a praia, concentrados na espuma do mar. Se uma gota de espuma se dissolve sobre um pedaço de madeira, os esporos brotam e o ciclo continua. Muitos residentes de fungos da espuma do mar são fontes potenciais de novas drogas. Alguns produzem compostos capazes de interromper o crescimento de bactérias causadoras de doenças e células cancerígenas. Madeira velha na praia provavelmente carregando fungos

Bactérias – As bactérias podem ser encontradas em praticamente todo o oceano mas atingem concentrações mais altas na espuma do que na água ou na areia, por isso, se você não tiver certeza sobre a limpeza de uma praia, provavelmente é melhor evitar encontros próximos com a espuma.

Praia do Pepe amanhece com espuma amarelada resultado da floração e decomposição de algas em 2014 foto-Ariel-Subira Então da próxima vez que você presenciar uma espuma na água do mar, lembre-se do papel fundamental que ela e sua comunidade representam para o equilíbrio do planeta. Mas, se tiver rede de esgoto próximo vá para outro lugar!!.