09/08/2022 iGUi Ecologia 0Comment

O Biguá é uma ave que vive em orlas marítimas, estuários, manguezais, rios, lagos, lagoas, açudes, banhados e represas. Sua ocorrência vai desde o sudeste do Arizona nos Estados Unidos até a Terra do Fogo, na extremidade austral da América do Sul.

Ele tem uma coloração negra, é um ótimo mergulhador, chamado muitas vezes de mergulhão! Ele consegue aguentar um tempinho embaixo da água caçando peixes e, quando sai, ele fica ao sol com as asas abertas para se secar. Isso ocorre pois eles não possuem a glândula uropigiana, que produz uma substância oleosa que protege as penas contra a entrada de água.

Frequentemente são vistos em grandes bandos voando próximo d’água, em formação em “V” e são confundidos com patos por causa das suas patas…

Essa semana recebemos uma ave em nosso centro de reabilitação! Mas infelizmente ela teve que fazer uma cirurgia por causa da ação do homem.

Ela foi resgatada pela guarda ambiental de Saquarema com um fio de nylon saindo da boca do animal! Um exame radiográfico foi realizado e constatado um anzol em estomago.

O animal passou por um procedimento cirúrgico e passa bem!

Portanto você que gosta de pescar, quando terminar a pescaria recolha seu material, principalmente seus anzóis e fios de nylon!! A natureza agradece….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *