18/01/2019 iGUi Ecologia 0Comment

OrcasAs orcas são mamíferos marinhos e por causa de um de seus nomes populares, baleia assassina. As orcas receberam esse nome devido a observações de antigos marinheiros que viam grupos de orcas que caçavam e atacavam espécies maiores de baleias e focas. São animais incrivelmente populares, pois são amplamente distribuídas podendo ser encontradas em todos os oceanos, com sua coloração preto e branco permitindo que sejam facilmente reconhecidas.

As orcas caçam em grupos usando técnicas de caça cooperativas e eficazes, sendo que algumas se assemelham ao comportamento dos grupos de lobos. Elas produzem uma grande variedade de sons comunicativos e cada grupo tem ruídos distintos que seus membros reconhecem mesmo à distância. Elas utilizam esses sons para coordenar táticas de caça. Além disso, são nadadoras extremamente rápidas, em um dia um grupo de orcas pode percorrer até 160 kilometros. Orca caçando

Elas são animais generalistas e carnívoras, podendo comer: peixes, focas, leões marinhos, golfinhos, botos, tubarões, raias, grandes baleias, cefalópodes (polvos e lulas), aves marinhas e muito mais. No entanto, algumas orcas se especializam em presas específicas.

Orcas em todo o mundo enfrentam uma série de ameaças. Elas são capturadas em redes de pesca e equipamentos acidentalmente, enfrentam problemas com lixo e poluição no mar. O aumento no tráfego de embarcações pode resultar em colisões com as orcas e o aumento na poluição sonora subaquática pode interferir na comunição entre os indivíduos. Veja o monitoramento, via drone, com esses animais ( https://www.iguiecologia.com/novo-monitoramento-de-orcas/ ).