21/02/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Durante o carnaval, a conscientização ecológica não pode ficar de fora da festa!

Destacamos alguns itens para você:

  • Fantasias: lembre-se que essas “roupas” serão utilizadas poucas vezes durante ano, portanto utilizar produtos que podem ser recicláveis ou que se decompõem rapidamente ….. utilize sua imaginação! Plástico não é recomendável, além de não ventilar e provocar calor! Além disso, reutilize as fantasias velhas e crie novas!
  • Confetes: Já mandamos um vídeo (vejam em nossas redes sociais) de fabricar confetes com folhas secas! Confira!
  • Lixo: assim como no ano novo, o carnaval é uma época que se produz muitos resíduos, portanto leve sua garrafinha e a coloque em volta do pescoço! Vamos depositar o lixo no lixo. NÃO JOGUE O LIXO NA RUA, NO MAR, NOS RIOS, NO ACOSTAMENTO DAS ESTRADAS E NEM EM BUEIROS!!
  • Eletricidade: vai viajar? Retire das tomadas os aparelhos elétricos! Você vai perceber que seu bolso vai agradecer na hora de ver a conta e o meio ambiente também.
  • Água: não desperdice a água. Muitas cidades turísticas sofrem com o abastecimento de água portanto não exagere na utilização deste bem tão precioso!
  • Glitter ecológico: o glitter convencional é um microplástico e não é sustentável, ou seja, agride o meio ambiente. Procure glitters que não levam plástico em sua composição, sendo biodegradáveis ou naturais, ou seja, sustentáveis. (https://www.iguiecologia.com/vamos-tentar-fazer-um-carnaval-ecologico/ )

Exemplos importantes e que podem ser seguidos!

  • Existe um carnaval em Nova Friburgo que é muito criativo e ecológico, trata-se do carnaval da moita. Os foliões se vestem de homens selvagens e cobrem seu corpo com plantas! A utilização de plantas para fantasias em celebrações era um costume da idade média para celebrar boas colheitas!
  • No bloco baiano Asa de Águia, os abadás são confeccionados em tecido produzido com fios de garrafa PET e com tintura ecologicamente correta. O carro do trio elétrico é abastecido com biodiesel. Durante o carnaval, dentro do bloco circulam catadores de latinhas recolhendo o lixo gerado pelos foliões, tudo para reduzir o impacto ambiental.

E o seu carnaval como será?