20/12/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Para quem acha que o problema de abastecimento de água é somente no nordeste brasileiro, tenho uma notícia para você, no Sudeste também temos esse problema! Não é tão grave como no Nordeste, mas não há abastecimento de água ou ela chega em pequenos volumes para muitas famílias. Na região dos lagos no Rio de Janeiro, cidades como Arraial do Cabo e Araruama, que estão localizadas a aproximadamente uma hora e meia da cidade do Rio de Janeiro, os moradores precisam ter cisternas ou chamar um caminhão pipa pois o volume de água que chega pelo abastecimento municipal não é suficiente para o consumo diário. Por isso as casas nessa região já estão preparadas e possuem cisternas para que não ocorra a falta deste bem tão precioso.

As cisternas foram desenvolvidas pelos monges Cister que criaram locais para armazenamento das águas pluviais (chuva), podendo também ser abastecida com o degelo de neve.

Você também pode fazer uma pequena cisterna na sua casa, como eu fiz na minha! Com um pequeno telhado você pode captar água de chuva para molhar as plantas e limpar a casa, por exemplo. Além de economizar você também ajuda o meio ambiente! Existem cisternas que possuem até um compartimento para colocar cloro deixando a água mais limpa.

Pense em tudo o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente… começando na sua casa…

No nordeste mostramos aqui uma matéria do projeto Aqualuz, que vale a pena a leitura novamente https://www.iguiecologia.com/projeto-aqualuz/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *