15/12/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Nessa semana, durante a COP 25, a ativista sueca Greta Thunberg, fez uma declaração muito importante e que nos fez parar e pensar: “Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inatividade, o perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas”. Será que essa afirmação está correta?

Na sua região, você notou ou nota alguma modificação a favor do meio ambiente? Você possui sistema de tratamento de esgoto na sua casa? Você possui coleta de lixo todos os dias? Você possui coleta de lixo reciclado? Você sabe se o lixo é destinado para um local correto e licenciado?

Porém, ainda mais importante do que essas perguntas é: e você, o que você faz a favor do meio ambiente? Você sabe quais são as reservas biológicas que seu estado ou pais possui? Você sabe quais são os animais nativos do seu país? Você quando vai a praia recolhe seu lixo ou acha que se o mar levar não tem problema pois ele afunda depois? Você capta água da chuva ou utiliza a luz solar? Ou você somente acha que não é necessário fazer nada porque no final tudo vai dar certo? Será? Você colocaria a vida dos seus netos em jogo?

Sim, todos temos uma parcela de culpa no que está acontecendo com o meio ambiente e por isso devemos mudar nossos hábitos, mas também cobrar por uma cidade/estado/país melhor. Para que tudo o que pagamos de imposto seja revertido em benefícios para nós, como a: saúde, educação e transporte; mas também para o bem-estar do ambiente em que vivemos. Você sabia que cidades grandes, como no caso de Guarulhos na grande São Paulo, são as responsáveis por poluir, por exemplo, grande parte do Rio Tiete, pois a maioria do esgoto não é tratado e sim despejado no próprio rio.

Podemos fazer a nossa parte em casa e no nosso trabalho, mas também não podemos deixar de cobrar os nossos representantes por ações mais efetivas para melhorar o nosso ambiente. Hoje com as redes sociais podemos cobrar! E, além disso podemos verificar se estão mesmo cumprindo o que prometeram.

Seja um ativista pelo seu celular então…. não dá mais para dizer que “eu não sabia”. Tudo está disponível para que possamos ver. Antes de comprar, pesquise se o fabricante tem selo verde, se respeita a natureza e se faz a redução de carbono. Faça a sua empresa melhorar, utilize materiais reciclados, como papeis e copos. Tem tantas ideias inovadoras que podem melhorar o nosso planeta e que estão a disposição, que não podemos mais aceitar essa acomodação da nossa parte e dos governantes! Vamos agir agora porque o nosso futuro próximo, se nada for alterado, está bem sombrio.