11/12/2019 iGUi Ecologia 0Comment

Parece inocente ou mesmo corriqueira a nossa ida as lojas de cosméticos. Porém alguns dos produtos que oferecem certos resultados, podem conter partículas de plástico, que mesmo não sendo possível a sua visualização, podem trazer consequências ao meio ambiente. cosméticos com plastico

Trata-se dos conhecidos microplásticos que são utilizados em alguns esfoliantes e em outros produtos disponíveis em números produtos em lojas e sites de cosméticos.

Mas o que são realmente estes microplástico? Para relembrar vamos acessar as seguintes matérias: Microplástico Encontrado no Sal de Cozinha , Microesferas banidas nos Estados Unidos! Uma vitória sobre poluição dos Oceanos por plásticos e Microplastico, a poluição invisível.

Mas afinal qual é a função destes microplásticos em cosméticos? Essas partículas são adicionadas a diferentes produtos, de esfoliantes de pele à xampus de cabelo, de condicionadores a cremes de barbear e em mais inúmeros produtos de beleza com a função de abrasão (esfregar a pele), melhorar o brilho, regular a viscosidade, absorção de líquidos entre outras funções. Mas devido ao pequeno tamanho eles acabam indo para o sistema de esgoto e em alguns casos caem em rios e por fim acabam nos oceanos. Vale lembrar que muitas cidades ainda não tem sistema de tratamento de esgoto, ou seja, ele vai direto para os rios ou mares sem tratamento.

Por não serem biodegradáveis, nos oceanos, podem ser ingeridos por animais, pois não são biodegradáveis, causando danos ao sistema digestivo destes animais (animais que ingerimos como alimentação diária), porém esse é apenas um dos efeitos que temos conhecimento, o impacto destas partículas ainda não estão completamente elucidados, pois estudos ainda estão sendo realizados e seu o efeito na saúde humana e animal ainda deve ser estudada.

Mas, mesmo com a aparente infindável quantidade de produtos contendo microplásticos podemos diminuir ou mesmo evitar o uso de componentes. Quanto de produtos cosméticos contendo microsplástico você tem consumido? O tema já é corriqueiro, mas o que você está fazendo para melhorar? Comece questionando-se na próxima vez que for as compras! E não é só o meio ambiente quem agradece, o seu corpo também agradecerá…