04/12/2020 iGUi Ecologia 0Comment

Um deserto com flor? Sim, ele fica no deserto do Atacama, no Chile. Mas como florir em um deserto…? Em 1835 o cientista britânico Charles Darwin, em sua visita ao Chile, já citava o efeito das chuvas sobre as sementes. A grande diversidade de flores ocorre nos anos em que as chuvas são incomuns e anormais para o clima do deserto.

O evento climático relacionado a esse evento é o fenômeno El Niño, no qual implica um superaquecimento das correntes marinhas do litoral do país provocando um aumento das chuvas.

Huilli

O processo de floração é iniciado em julho e agosto, podendo continuar até novembro, se as condições de temperatura tenham sido normais. A vegetação encontrada compreende mais de 200 espécies de flores, sendo a grande maioria endêmica.

malvillas

Algumas espécies são as añañucas de cor vermelha e amarelas, o Huilli de flores brancas, a Pata de Guanaco, suspiros de cor celeste e lilás, malvillas brancas e azuis, entre outras.

Pata-de-Guanaco

Em setembro de 2015, o Governo Regional do Atacama atualizou a resolução sobre a proteção do deserto florido, no qual a Comissão do Deserto Florido da Região do Atacama foi reestruturada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *