17/05/2021 iGUi Ecologia 0Comment

Hoje é comemorado o dia da reciclagem! E, eu lhe pergunto, você recicla seu lixo? Você faz a separação dele na sua casa? Caso a prefeitura não disponibilize a coleta seletiva, você destina corretamente seu lixo em postos de reciclagem?

Se a resposta para todos esses questionamentos forem “não” vou lhe dizer que já passou da hora de você ajudar o meio ambiente porque não há plano B em relação ao lixo!

O Brasil é o quarto maior produtor de resíduo no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, China e Índia. Mas diferente do que ocorre nos Estados Unidos e China, nós só reciclamos 4%, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) no início de 2020, gerando 80 milhões de toneladas de lixo por ano. A média de reciclagem nos países da Europa é de 30%. A diferença é muito grande e precisamos prestar muita atenção nesses dados.

Muito desse lixo está sendo desperdiçado pois poderiam ser utilizados na logística reversa (https://www.iguiecologia.com/logistica-reversa/ ), voltando para a cadeia de valor dos negócios, gerando emprego, rendas não precisando mais explorar a matéria prima, pois quando reciclamos, não esgotamos nossos recursos naturais. Há muito lixo nos lixões e aterros que foram descartados incorretamente, sobrecarregando os mesmos. Atualmente desperdiçamos quase 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos recicláveis, que podem gerar 14 bilhões na receita nacional.

No Brasil, mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico é descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente com a liberação de metais pesados, componentes tóxicos ao meio ambiente.

Além de você fazer a sua parte, cobre também o poder público, pois há uma lei especifica que promove a reciclagem, que é a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada há 11 anos com a finalidade de tentar administrar a maneira de como lidamos com o lixo, tendo também algumas metas a serem alcançadas como diminuir em 45% a quantidade de material reciclado que vai para os aterros até 2031.  

Exija do seu governante (vereador, deputados, senadores, prefeitos, governador e presidente) mais políticas públicas em favor ao meio ambiente.

Caso não tenha coleta no seu bairro procure um posto de coleta! Destine corretamente seu lixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *