05/10/2020 iGUi Ecologia 0Comment

A hidrossemeadura é uma técnica usada em jardinagem e restauração ambiental que envolve a pulverização de uma mistura de sementes e outros elementos no chão. Essa técnica é utilizada para obter plantios mais fáceis e rápidos e porque suas condições garantem maior germinação e, portanto, mais possibilidades de revegetação da terra. O principal objetivo é recuperar ou restaurar o estado vegetativo natural de uma determinada área degradada.

Hidrossemeadura

A técnica nada mais é do que um jato de alta pressão de uma massa pastosa que contém fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica adequada para a região a ser implantada. A vegetação utilizada para o plantio é uma mistura de plantas (gramíneas e leguminosas) de porte herbáceo e arbustivo que permitem a cobertura do solo e com raízes que impeçam a erosão.

Picoteamento
Picoteamento

Nessa massa contém uma camada protetora que serve como um adesivo da pasta no solo, fazendo uma eficaz fixação das sementes e seu crescimento. Mas para essa massa ser eficaz o solo deve ser picotado para que aumente a rugosidade e se obtenha a maior aderência das sementes. As encostas que não possuem vegetação estão expostas a processo erosivos, que podem ser provocados principalmente pelo escoamento superficial das chuvas. Por isso não devemos desmatar áreas sem um estudo prévio, pois podemos modificar a composição do solo e causar danos severos, como erosão de encostas o que não é somente ruim para a natureza mas para nós mesmos.

Hidrossemeadura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *