31/08/2020 iGUi Ecologia 0Comment

A mudança de cor das turbinas eólicas pode ser a chave para reduzir o número de pássaros que são mortos a cada ano. De acordo com um estudo (DOWNLOAD) conduzido em um parque eólico no arquipélago norueguês de Smøla, mudar a cor de uma única lâmina em uma turbina branca para o preto resultou em uma queda de 70% no número de mortes de pássaros.

A energia eólica é mais barata do que queimar combustíveis fósseis. No entanto, não são todas as pessoas que gostam das turbinas pois elas têm um impacto nas populações locais de fauna voadora, como pássaros e morcegos. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA calculam que aproximadamente 300.000 pássaros foram mortos por turbinas eólicas em 2015, e as mortes de pássaros causadas por turbinas tem a tendência de diminuir a medida que a indústria começa a mudar para lâminas de turbinas maiores e que se movem mais lentamente.

No parque eólico Smøla, nas regulares manutenções das turbinas eólicas – cada uma com 70 m de altura e três pás de 40 m de comprimento – encontraram seis carcaças de águias-de-cauda-branca entre 2006 e 2013. No total, as turbinas levaram a óbito 18 pássaros que voaram para as pás ao longo desses seis anos, junto com cinco willow ptarmigans que são conhecidos por colidir com as torres das turbinas ao invés das lâminas.

A taxa de fatalidade anual foi significativamente reduzida nas turbinas com uma lâmina pintada em mais de 70%, em relação às turbinas de controle vizinhas (ou seja, sem pintura). O tratamento teve o maior efeito na redução da mortalidade pelas aves de rapina; nenhuma carcaça de águia-de-cauda-branca foi registrada após a pintura. A aplicação de pintura de contraste nas pás reduziu significativamente o risco de colisão para uma variedade de pássaros.

As estações do ano também mostraram variação, na primavera e outono foram registradas um número menor de mortes nas turbinas pintadas do que as outras estações. Mas no verão, as mortes de pássaros aumentaram nas turbinas pintadas, mas não tanto como as que estiveram com a mesma cor.
O estudo ainda indica que o mesmo deve ser replicado e com um tempo maior de observação.

Muitas vezes, a solução dos problemas vem da maneira mais simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *