19/04/2022 iGUi Ecologia 0Comment

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas, temos até 2030 para reduzir a emissão pela metade.

Então, o que podemos fazer?

Sabemos que a agricultura, silvicultura e o uso das terras contribuem para 22% das emissões globais. Porém, esses mesmos itens podem reduzir as emissões de gases como também podem remover e armazenar CO2 em grandes quantidades.

Mas as ações para remover o carbono, incluem a proteção e restauração dos ecossistemas. Essas atividades devem ser bem implementadas, por exemplo nas atividades de uso da terra, a biodiversidade e os ecossistemas podem se beneficiar, garantindo a subsistência e o aprimoramento da segurança alimentar e hídrica.

Para realizar a remoção desse carbono é necessário que o poder público tenha, primeiramente, ciência do que está acontecendo e, em segundo lugar enfatizar um planejamento e uma gestão integrada dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Segundo o IPCC existem opções em todos os setores para que seja possível reduzir pela metade as emissões até 2030. Os benefícios monetários de algumas opções superam os custos para a implantação.

As mudanças podem ser nos transportes, indústrias, edifícios e alimentos que podem fazer as pessoas consumirem um baixo teor de carbono melhorando a qualidade de vida, ou seja mudando o estilo de vida.

Você se lembra da pegada do carbono? Releia nossa matéria ( https://www.iguiecologia.com/pegada-de-carbono/ ) ou calcule você sua pegada de carbono:

https://iniciativaverde.org.br/calculadora , https://idesam.org/en/calculadora/ e https://especiais.g1.globo.com/meio-ambiente/calculadora-emissoes-carbono/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *