30/08/2019 iGUi Ecologia 0Comment

A Pegada de Carbono calcula a emissão de carbono emitida na atmosfera por uma pessoa, por uma atividade, um evento, uma empresa, organização ou um governo. Para que tenhamos uma ideia das quantidades emitidas, todos esses gases podem ser convertidos em medidas de carbono equivalente, o dióxido de carbono equivalente (CO2eq). Assim quando medimos a quantidade de carbono equivalente emitida na atmosfera temos a pegada de carbono.

Em inglês é chamado de carbon footprint e aqui são alguns exemplos de atividades que geram a as emissões de carbono: queimadas, desmatamento, criação de pastagens para o gado, entre outros. Quando liberado em excesso, esse gás se acumula na atmosfera e provoca profundas alterações climáticas. Ou seja: quanto maior for sua pegada de carbono, mais você está mudando o planeta e, infelizmente para pior. A pegada de carbono faz parte da pegada ecológica (https://www.iguiecologia.com/pegada-ecologica/ e https://www.iguiecologia.com/pegada-hidrica/), pois uma parte do dióxido de carbono é absorvida por oceanos e florestas que são áreas bioprodutivas, ou seja, por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. A pegada de carbono representa uma grande parte da pegada ecológica e cresce cada dia mais….

A pegada de carbono calcula a emissão de carbono emitida na atmosfera

Mas qual é a função? Por meio dela podemos verificar os impactos que causamos na atmosfera, levando as mudanças climáticas com o aumento dos gases de efeito estufa. Tudo o que fazemos e consumimos gera um impacto, podendo ser menor ou maior! O objetivo com essa pegada é a diminuição do aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar a sobrecarga da Terra (https://www.iguiecologia.com/dia-de-sobrecarga-da-terra/)

Hoje em dia falamos de Crédito de Carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE), que são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa. Por convenção, 1 tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono.
Calcule a sua pegada de carbono: http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora/index.php