09/08/2019 iGUi Ecologia 0Comment

A terra já está sob crescente pressão humana e a mudança climática está aumentando essas pressões. Ao mesmo tempo, manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC, conforme acordado no Acordo de Paris, pode ser alcançado apenas com a redução das emissões de gases de efeito estufa de todos os setores, incluindo terras e alimentos, afirmou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), nesta semana, no qual mais de 100 especialistas de mais de 50 países, participaram do estudo.

Mas como que o consumo de carne aumenta o aquecimento global? Não é o ato de comer a carne, mas sim como ela é produzida. Para se ter mais pastos mais áreas são desmatadas. E você sabia que o gado emite o gás metano? Durante a digestão, bois e vacas produzem (arrotando) muito metano, um gás que contribui com 23% do efeito estufa e é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico na retenção dos raios solares que aquecem o globo. O mais crítico não são aqueles produtores legalizados e sim os produtores de gado “pirata”, no qual não há fiscalização. O certo seria consumir carnes certificadas, onde é possível saber a origem do animal.

“As escolhas que fazemos sobre o manejo sustentável da terra podem ajudar a reduzir e, em alguns casos, reverter esses impactos adversos”, disse Kiyoto Tanabe, Co-Presidente da Força Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa.

Tudo se transforma em um ciclo, pois temperaturas mais altas, chuvas demasiadas e mudanças extremas no clima afetam a produção mundial de alimentos. Além disso, a população mundial só está crescendo, sendo que 500 milhões de pessoas já vivem em regiões que que vivenciam a desertificação. No qual são mais vulneráveis às mudanças climáticas e a eventos extremos, incluindo secas, ondas de calor e tempestades de poeira, com uma população global crescente fornecendo mais pressão.

O manejo sustentável da terra é uma maneira de proteger as comunidades dos impactos negativos da terra. No entanto, há casos em que o dano pode ser reversível e há casos no qual o dano é irreversível. Não muito tempo estaremos nos deparando com a situação irreversível…por isso o relatório está alertando a todos, inclusive aqueles tomadores de decisões.

Vamos consumir produtos com certificações…não somente produtos alimentícios mas também outros como vestimentas, cosméticos e etc. Se cada um fizer a sua parte o futuro do planeta agradece…

Aqui você pode fazer o download do relatório.