26/11/2019 iGUi Ecologia 0Comment

O verão está chegando e o calor vai ser grande. E, como evitar aquela sensação de calor intensa? Simples, plante uma árvore! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que os municípios possuam 36 metros quadrados de área verde por habitante e um mínimo de 12 metros quadrados. Algumas cidades do interior de São Paulo não têm respeitado essa determinação e estão sofrendo com o calor.

Deste modo a Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil lançou a campanha: “Tá com calor? Plante Árvores”! Mais de 2.000 árvores já foram plantadas, por exemplo, na cidade de Ribeirão Preto. O projeto já faz o plantio de árvores desde 1989, porém somente em 2012 ele foi reformulado. O nome veio da fala de populares que reclamavam do calor, mas não faziam nada para mudar o cenário.

Outro detalhe importante, não é qualquer árvore que deve ser plantada. A prefeitura sede as mudas após um processo burocrático, pois há necessidade de estudar qual seria a melhor árvore para um determinado local. Uma dica importante para plantar árvores é observar a espécie. Plantas com raízes muito grandes não devem ser cultivadas em calçadas, porque podem danificar a passagem, prejudicar a estrutura das casas e até estourar tubulações de água e esgoto. A notícia boa é que essa campanha já realiza todos os trâmites legais e estudo do local, agilizando o plantio.

Porém, muitas pessoas não gostam das árvores e acabam por derrubá-las, nesse caso, o movimento orienta e instrui os cidadãos sobre a importância das áreas verdes nas cidades.

Se você quer plantar uma arvore próximo a sua piscina, a eritrina, o jasmim-manga e o pandano são árvores que se adequam bem a este ambiente, pois tem pouca queda de folhas, o que facilita a limpeza. As palmeiras também são boas opções!

Na fachada da sua casa plante árvores de médio e grande porte, com características ornamentais, como as que possuem flores e frutos. O ipê-roxo, a grumixama e o pau de ferro são alguns exemplos. Quem não fica maravilhado com a floração dos ipês?