09/08/2021 iGUi Ecologia 0Comment

No litoral dos estados do Texas, Louisiana e Mississipi, localizados ao Sul dos estados Unidos, existe uma zona chamada de Zona Morta. Neste local, não há vida marinha por falta de oxigênio.

Ela é monitorada desde 1985, pelos Estados Unidos, sendo a segunda maior zona morta do mundo.

Isso acontece porque todos os poluentes utilizados no continente, tanto na agricultura quanto nas indústrias, vão para os rios quando não tratados corretamente e como destinação final os oceanos. Neste caso a trajetória é semelhante pois grande parte dos poluentes que chegam no Golfo do México são transportados, por exemplo, por rios como o Mississipi.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) a área em 2021 tem uma extensão de 16.404 km2. Os cientistas têm como objetivo regredir essa área para 5.000km2, porém o crescimento é muito maior a cada ano chegando a 2,8 vezes essa meta.

Mas esse tamanho já foi maior, pois em 2017 esta zona tinha uma área de 22.729km2. Para chegar na meta de 5.000km2 muitas mudanças devem ser realizadas e uma delas é estabelecer acordos com agricultores e autoridades públicas para que se tenha uma utilização mais ordenadas de produtos químicos assim como estabelecer a quantidade a ser utilizada e o seu correto descarte.

O Golfo de Omã possui a maior zona morta do mundo, localizado no Mar da Arábia, entre a península arábica e o Irã e o Paquistão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *